10.10.2006

Phelps, de contador de gatos a Nobel da Economia


O Prémio Nobel da Economia 2006 foi atribuído ao norte-americano Edmund S. Phelps, anunciou, em Estocolmo, a Real Academia Sueca de Ciências.
Aos 73 anos, Edmund S. Phelps, professor da Universidade de Columbia, foi distinguido pelo seu contributo para a análise de "trade-offs" intemporais na política macroeconómica.
Edmund Phelps chamou a atenção para os diferentes efeitos de curto e longo prazo das políticas macroeconómicas.
A Academia Sueca explica que os estudos deste professor deram um importante contributo para o avanço da ciência económica e a definição de políticas económicas.
As investigações de Edmund Phelps, prossegue a academia, explicam nomeadamente como é que diferentes políticas económicas influenciam, por exemplo, o nível de emprego, a taxa de inflação, os investimentos ou a poupança privada. (in TSF)
Phelps ganhou a corrida deste ano a nomes como Paul Krugman e Robert J. Barro. Nascido no Verão de 1933, nos piores tempos da Depressão, viu como os seus pais perderam os seus empregos e sobreviveu precariamente.
Tinha quatro anos quando, nos seus passeios vespertinos, o seu pai lhe mostrava os diferentes modelos de automóveis. Aos sete anos fez um estudo, admirado por todos, contando os gatos que viviam no complexo de apartamentos da sua família.

0 Apontamentos:

Enviar um comentário

<< Home

PRECISA DE UM SERVIÇO DE CONTABILIDADE ? PREENCHA OS DADOS JÁ